Lados positivos da internet
A Internet usada com sabedoria
A Internet está sendo usada diariamente por milhöes de pessoas do mundo inteiro, de crianças recém alfabetizadas a bisavós. Uma série de redes eletrônicas interligadas por telefone e acessíveis a aqueles que têm um computador, ela é a maior agremiaçöes de dados e informaçöes já vista pela humanidade.
No que diz respeito à educação, ela oferece artigos recém lançados por centros de pesquisa de renome mundial, além de uma chance ocasional de consultar os peritos de cada assunto diretamente. Na política, inevitavelmente será usada por todos os partidos para expor suas visöes e pelos cidadãos para conduzir debates sobre os assuntos de seu interesse.
Também não é preciso aprofundar as oportunidades oferecidas pela rede para aqueles interessados em fazer compras, se entreter e interagir com outras pessoas—aos 84 anos de idade, minha mãe é apaixonada pelo seu grupo em rede (on line) de discussão literária. A Internet, quando usada com sabedoria, pode aumentar o acesso à informação e as chances de se discutir os assuntos mais importantes. Muitos de nós usuários esperamos, inclusive, que renove o debate público e a própria democracia.
Certas forças políticas conservadoras estão, no entanto, exigindo a geração de restriçöes na rede, restriçöes que podem dificultar o inviabilizar a manutenção de várias localidades (sites) valiosas. Estes grupos de interesse estão retratando a Internet com um meio de propagação de idéias politicamente subversivas, material pornográfico e falcatruas.
A solução que eles propöe variam da implementação de controles e regulamentos tecnicamente inviáveis à censura desenfreada da liberdade de expressão. Infelizmente, a polêmica raramente chega à grande imprensa com a seriedade necessária para uma discussão técnica e jurídica, uma vez que os críticos da rede insistem em dar ênfase exclusivamente a alguns incidentes sensacionalistas e da fácil atenção.
A força da Internet vem de sua própria transparência, do fato que tem alguma coisa para todo mundo. Essa qualidade pode ser fatalmente comprometida se tentamos reprimir materiais ou pontos de vista. É necessário, portanto, aprender a investir nas suas forças e aspectos positivos—e não perder tempo com suas possíveis influências corruptoras. Essa perspectiva pode ser ilustrada com dois exemplos de casos nos quais a rede parecia prejudicar os objetivos de certos países.